A Teoria dos conjuntos é aplicada no desenvolvimento de diversas aplicações multimídia: desde programas de edição de imagens até jogos.
A técnica de Chroma Key (exibida nem sala de aula), por exemplo, consiste em separar o fundo verde (ou de uma cor sólida) do resto da imagem, para que depois seu fundo possa ser modificado.
Quando separamos o fundo do resto da imagem, encontramos a diferença entre os pixels do fundo e do resto da imagem, criando uma máscara. Depois, os pixels do fundo são substituídos por pixels do fundo desejado, checando se os pixels pertencem à máscara de fundo. Por fim, o fundo resultante e o restante da imagem original se juntam para formar uma imagem só, num processo de união.
Analisando uma imagem no Photoshop, vemos que o programa divide a imagem em canais, dependendo do modo de cores que o usuário está utilizando (RGB, CYMK, etc.). Cada canal desse é um conjunto, que indica a intensidade de cada cor que deve ser aplicada a cada pixel da imagem.
Caso coloquemos canais de imagens diferentes, podemos obter efeitos interessantes, como a técnica de Harris-shutter, exibida nesse blog anteriormente. A imagem é dada pela união de canais RGB, porém um canal de cada imagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário